Outro dia me perguntaram se o vagão das montanhas-russas ficava mesmo preso aos trilhos. Ora, e sempre pensei que se não fossem, não seria possível fazer loopings, curvas muito fechadas e etecetera.
Muito me enganei. A física explica como cada força atua numa montanha-russa e faz o carro ficar grudado nos trilhos, mesmo se não fossem presos.
Ao contrário de carros, trens ou metrôs comuns, só é aplicada energia uma vez num carro de montanha-russa, quando o trem é puxado para cima da primeira colina (a colina de elevação).Muito me enganei. A física explica como cada força atua numa montanha-russa e faz o carro ficar grudado nos trilhos, mesmo se não fossem presos.
Isso serve para acumular a energia potencial. O resto quem cuida é a gravidade, com um empurrãozinho para baixo, garantindo todo o resto da diversão!!!
Basicamente, existem dois tipos de montanhas-russas: uma de madeira e uma de aço tubular, todas as outras são baseadas nos fundamentos de uma das duas.
As de madeira funcionam quase que como um trem, pois os "vagões" rolam presos sobre trilhos metálicos sobre a madeira da coisa.
Já nas de aço tubular, que revolucionaram o mundo da diversão na década de 50, os carros são presos por rodas nos trilhos convencionais, rodas por baixo rolando sobre o aço e rodas na laterais presas a mais aço, tudo isso para garantir que o carro não vai sair voando, apesar de algumas vezes isso acontecer.
Agora que você já sabe que as montanhas-russas são muito bem presas aos trilhos, aproveite e dê uma olhada em algumas das 10 melhores montanhas-russas, escolha uma e DIVIRTA-SE!!!
Fontes: Como Tudo Funciona, Wikipédia e Gisele (por me perguntar no ônibus se uma montanha-russa fica presa no trilho).
se a gente for pensar como ela fica presa no trilho nos nem andando nela...mas que e divertido é...eeeee
ResponderExcluirPresos ou não, não tenho mais idade para fortes emoções rsrs
ResponderExcluirNa adolescência andei e achei o máximo. Hoje não entro numa nem que me paguem. Mas lembro da sensação e é maravilhosa!
tem coisas que é melhor não conhecer o funcionamento...
ResponderExcluirFala sério, quem domina a física por fazer quase tudo no mundo...
ResponderExcluirhttp://papeisriscados.blogspot.com/
"tem coisas que é melhor não conhecer o funcionamento" [2]
ResponderExcluirHahaha, eu AMO montanha-russa. Com certeza continuarei frequentando, quero ir nas mais perigosas. hahaha!
=D
Beijos
http://oquevocequerserquandocrescer.blogspot.com/
ñ é solto ñ
ResponderExcluirenbaixo do trilho,te uma "rodinha" q é presa no carrinho